Quem somos

Uma comunidade preparada para transformar o futuro.

Fundadores e Direção Executiva

O CIFAD — Centro de Investigação e Formação de Artes e Design é a Entidade Instituidora da ESAD — Escola Superior de Artes e Design. O CIFAD foi fundado em 1989 por Carlos Marques, Eurico Lemos Pires (1927-2018), Jorge Afonso (1940-2015) e José Coelho dos Santos (1943-1997) e tinha por missão criar uma Escola humana, capaz de antecipar o futuro do Design e das Artes. Assente nestes valores e princípios, a atual Direção Executiva assume o compromisso de crescer e manter o mesmo rumo.

 

Conselho de Direção

O Conselho de Direção da ESAD — Escola Superior de Artes e Design incorpora, nas suas dimensões académica, pedagógica, de investigação e sociocultural, a visão humana e vocacionada para o futuro da Escola.

Comissão de Acreditação e Qualidade

A Comissão de Acreditação e Qualidade é um órgão organizacional que assegura a implementação da Política de Qualidade da ESAD, garantindo a adequação e aplicação do Sistema Interno de Qualidade nas suas diferentes dimensões de intervenção.

Conselho Técnico-Científico

O Conselho Técnico-Científico da ESAD é um conselho colegial que garante o bom funcionamento das atividades académicas e propõe, acompanha e avalia a aplicação da política científica da instituição.

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico da ESAD é um conselho colegial, composto por docentes e estudantes, que garante o bom funcionamento das atividades pedagógicas da Instituição e propõe e acompanha a definição da sua política pedagógica.

Serviços Administrativos

Os Serviços Administrativos da ESAD asseguram a resposta a várias dimensões da atividade académica e pedagógica da Instituição, integrando os serviços de Administração Pedagógica, Atendimento e Admissão e Ação Social.

Administração Pedagógica

A Administração Pedagógica assegura a atividade pedagógica da Instituição, garantindo a articulação entre o Conselho de Direção da ESAD, os docentes e os estudantes, incluindo questões de horários e avaliações.

Atendimento e Admissão

O Atendimento e Admissão assegura a receção e garante o apoio aos estudantes no regular processo administrativo.

Ação Social

A Ação Social apoia os estudantes no processo de submissão de Bolsas de Estudo da Direção-Geral do Ensino Superior e articula, com o departamento jurídico da Instituição, situações de incumprimento e de renegociação de dívidas.

Internacional e Erasmus+

A internacionalização da escola remonta à sua fundação. Passa pelo intercâmbio ERASMUS, pela mobilidade de estudantes, professores e pessoal técnico, pela divulgação de projetos académicos e pela realização de eventos e publicações de Design. Atualmente, a ESAD tem parcerias e contratos bilaterais com cerca de 180 instituições de ensino superior dos cinco continentes.

Laboratórios de Ensino

Espaços onde os estudantes podem experimentar e experienciar diversas ferramentas e técnicas, conceber e desenvolver projetos de carácter pedagógico e/ou pessoais, sempre devidamente acompanhados por técnicos experientes e comprometidos que não só garantem a segurança nas atividades e operações, mas também compartilham os seus conhecimentos e competências.

Provedor do Estudante

O Provedor do Estudante tem por missão a promoção e a defesa dos direitos e interesses dos estudantes no contexto da vida académica, através de uma atuação independente, imparcial e confidencial. 

Gabinete de Apoio ao Estudante

O Gabinete de Apoio ao Estudante tem por objetivo dar resposta às necessidades da comunidade estudantil da ESAD, focando-se nas características pessoais de cada estudante e na sua integração na Escola, na defesa dos seus direitos e interesses, na mediação de possíveis dificuldades de interação, no apoio à resolução de problemas emergentes e na promoção da saúde mental. Garante o acompanhamento psicológico dos estudantes, ajudando-os a desenvolver estratégias adaptativas perante os diferentes desafios ou obstáculos. Em paralelo, o serviço de orientação profissional apoia os estudantes que procuram investir em formações complementares, de acordo com os seus interesses, objetivos, identidade e expectativas, tendo em conta todos os fatores importantes na tomada de decisões associadas ao percurso profissional.

Empregabilidade e esad—design [cluster]

Ao longo do percurso académico na ESAD, os estudantes desenvolvem competências transversais que os preparam para uma visão crítica do mercado de trabalho e para uma apresentação diferenciadora enquanto profissionais. No final de cada ciclo de estudos, recebem acompanhamento individualizado para a aproximação a empresas estratégicas, podendo ainda integrar projetos com entidades externas, sobretudo em mestrado. Paralelamente, a equipa de empregabilidade mantém contacto contínuo com recrutadores das áreas das Artes e do Design.

Formação Contínua

O Departamento de Formação Contínua assume-se como estrutura estratégica dedicada a promover e fomentar a aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento integral de competências e a excelência académica, profissional e pessoal.

Comunicação

O departamento de Comunicação assegura a definição da estratégia comunicacional, a sua implementação e a divulgação das notícias e dos eventos da ESAD e das suas áreas de extensão. Num diálogo permanente com o departamento de Relações Públicas, a Comunicação dá voz à intensa atividade desenvolvida pelos membros e parceiros da Escola, assegurando a proximidade entre todos os que integram a comunidade ESAD. 

Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos visa acompanhar com maior proximidade os funcionários na sua relação laboral, procurando construir um equilíbrio entre as expectativas das partes envolvidas. Para tal, tem vindo a desenvolver um conjunto de ferramentas e documentos orientadores que visam trazer mais transparência e equidade, assim como oportunidades formativas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Direção Financeira e Contabilidade

A equipa responsável pelo Serviço de Contabilidade e Financeiro garante uma relação de confiança com fornecedores e com funcionários e/ou prestadores de serviços, estabelecendo procedimentos contabilísticos capazes de garantir o cumprimento das relações contratuais e/ou de prestação de serviços, com a maior transparência e rigor possíveis.

Infraestruturas e Manutenção

Assegurando o bom funcionamento quotidiano da ESAD, uma equipa dedicada faz a manutenção das instalações físicas e digitais, garantindo a limpeza, o conforto e a recuperação dos espaços, dos equipamentos e das infraestruturas. A proximidade desta equipa à comunidade académica permite uma resposta às necessidades emergentes com a máxima eficiência e compreensão da realidade.

ESAD — Escola Superior de Artes e Design
Av. Calouste Gulbenkian, 907
4460–268 Senhora da Hora
Matosinhos, Portugal